Curso de Ciência da Computação da UFV promoveu o II Desafio App DPI/Cientec

No dia 05/07/2019 ocorreu a premiação do II Desafio App DPI/Cientec. O Desafio foi promovido pela disciplina “Programação para dispositivos móveis” (INF311) pelo segundo ano consecutivo, partindo de uma iniciativa conjunta entre o professor do Departamento de Informática (DPI) da UFV, Lucas Vegi, e do diretor da Cientec, Paulo Márcio.

Durante todo o semestre, os alunos desenvolveram, em grupos, aplicativos para a plataforma Android que irão atender a cerca de 10 demandas reais de desenvolvimento levantadas pelo grupo de empresas da Aceleradora Cientec e também da Casa do Empresário de Viçosa. Ao longo deste processo, os alunos tiveram reuniões frequentes com as empresas, buscando o melhor entendimento dos problemas e a cooperação para a solução dos mesmos.

Além de constituir uma parte significativa da avaliação da disciplina, esses trabalhos fizeram parte de uma competição promovida pela empresa, que premiou o melhor trabalho. Dentre os prêmios, foram oferecidos brindes das empresas e um jantar para o grupo vencedor. Este jantar contará também com a participação dos diretores da Cientec e professores do DPI, onde novas parcerias similares poderão ser traçadas.

No semestre 2019/2, todos os grupos serão convidados pela Cientec para negociar oportunidades de continuidade dos projetos, seja através de estágio remunerado, contratação de serviço ou algum outro modelo de parceria. Os projetos ficaram em um nível surpreendente e vários deles poderão estar disponíveis no mercado ainda no segundo semestre de 2019. Como resultado da mesma experiência aplicada no ano passado, 3 projetos tiveram continuidade dentro da empresa, 1 aluno foi contratado pela Cientec e outros 4 tiveram oportunidade de estágio na mesma (turma de 20 alunos).

Esta experiência foi muito importante para os alunos conseguirem mensurar o seu aprendizado, materializando na prática conceitos aprendidos em sala de aula. Além disso, essa experiência serviu para complementar a formação dos alunos, criando oportunidades de estágio e ampliando a redes de contatos de cada um, o que pode significar futuros empregos ou empreendimentos. Este tipo de prática é incentivada pelo projeto pedagógico do curso de Ciência da Computação.

As apresentações dos resultados desta parceria começaram no dia 03 de julho e foram finalizadas no dia 05 de julho. Aconteceram no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFV (CCE), onde foram convidados todos os alunos e professores do DPI. O evento também contou com a cobertura da Diretoria de Comunicação Institucional da UFV (DCI) e um café da manhã, promovido pela Cientec, no dia de encerramento.

1º Lugar: Casa do Empresário - Agenda compartilhada de eventos de Viçosa / Grupo: Amanda Marçal, Leandro Xavier e Salatiele Honorato

Todas as fotos do evento podem ser acessadas em neste link.