Estudantes do curso de Computação são premiados na XI Maratona Mineira de Programação

Times da UFV

Estudantes do curso de Ciência da Computação do campus de Viçosa foram premiados na 11ª Maratona Mineira de Programação, ocorrida nos dias 7 e 8 de junho, no campus de Monte Carmelo (MG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os times conquistaram, pela segunda vez, uma medalha de ouro, além de uma de prata e uma de bronze.

A Maratona é uma competição de programação de computadores entre equipes de estudantes universitários de Minas Gerais. Nesta edição, reuniu 58 times de 23 instituições de ensino superior do estado, e os 12 melhores classificados foram premiados com medalhas. O professor André Gustavo dos Santos, do Departamento de Informática (DPI), acompanhou os times do campus de Viçosa, que conquistaram as seguintes premiações:

Classifição:INTEGRANTES:
2º lugar – ouro Dener Vieira Ribeiro (2019 – em mobilidade acadêmica) Samuel Raimundo Lopes Pinto (2021) Bruno Alencar Vieira de Rezende (2020)
7º lugar – prata Henrique Campos Padula (2019) Leonardo de Andrade Porto (2023) Guilherme Augusto Rocha de Figueiredo (2022)
12º lugar – bronze Erick Soares de Souza (2022) Julio Henrique Fonseca Rodrigues (2022) Lorena Souza Moreira (2022)

A participação dos estudantes foi possível graças ao apoio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, do Departamento de Informática e das empresas Bitka e Levty, que empregam muitos alunos do curso e frequentemente patrocinam as competições organizadas por professores do DPI, como a Maratona da Semana de Informática. Este ano, patrocinaram as inscrições e a viagem das equipes. Essas competições são muito valorizadas pelo mercado de trabalho, pois exigem alta capacidade de solução de problemas, criatividade e trabalho em equipe. Problemas similares aos utilizados nessas competições são também comuns em processos seletivos de grandes empresas.

Segundo a BITKA Analytics, “A Maratona Mineira de Programação é uma excelente oportunidade para os estudantes aplicarem seus conhecimentos em um ambiente competitivo e desafiador. Estamos orgulhosos de apoiar eventos que incentivam o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como a resolução de problemas complexos e o trabalho em equipe.”

De acordo com a Levty, “A LEVTY se orgulha imensamente por caminhar junto à UFV. Reconhecemos o impacto positivo que a maratona proporciona na formação dos estudantes e acreditamos que a construção de uma carreira de sucesso é um processo constante de desenvolvimento e dedicação. Parabéns a todos os alunos envolvidos! Vocês são o presente e o futuro da tecnologia!”

Sobre a competição

A Maratona tem por objetivo estimular nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. No início da competição, que dura cinco horas, os times, formados por três estudantes, recebem um caderno de questões preparado pelos juízes. Durante a prova, eles têm à disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para escrever programas de computador usando algoritmos e lógica computacional de forma eficiente. Vencem aqueles que resolvem mais questões no menor tempo.

Além da Maratona Mineira, alunos do curso terão a oportunidade de participar de outros eventos similares este ano. No segundo semestre, ocorrerá a regional da Maratona Brasileira de Programação que terá, pela segunda vez, Viçosa como uma das sedes. A regional de Viçosa será organizada pelos professores Lucas e Ricardo. A final será em João Pessoa (PB).

Os professores André Gustavo dos Santos e Salles Magalhães, do Departamento de Informática, também organizam outras atividades para incentivar a participação de estudantes em competições similares e aprimorar suas habilidades. Eles ministram a disciplina optativa “Programação Competitiva” (INF333) e organizam anualmente uma competição local, a Maratona da Semana de Informática.

Patrocinadores Ouro (em ordem alfabética):

Fotos dos times medalhistas: