Laboratório de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis (LABD2M) foi inaugurado

O Laboratório de desenvolvimento para dispositivos móveis (LabD2M) foi criado pelo Departamento de Informática (DPI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com intuito de intensificar a realização de pesquisa e desenvolvimento na área de computação móvel com sistemas embutidos, utilizando as arquiteturas de hardware baseadas nos processadores ARM e Intel. Os sistemas operacionais mais utilizados nestes trabalhos são o Android e o iOS (iPhone e iPad). As aplicações desenvolvidas no laboratório envolvem tanto a programação nativa para estes sistemas operacionais, quanto o desenvolvimento híbrido.

O laboratório possui parcerias com diversos órgãos da UFV, auxiliando no desenvolvimento de tecnologias institucionais. Além disso são desenvolvidas aplicações diversas sem fins lucrativos disponibilizadas ao público geral nas principais lojas de aplicativos. Parcerias de prestação de serviço com empresas também são realizadas, assim como a realização de pesquisas envolvendo interação homem-máquina (IHM), sistemas de informação geográfica e segurança da informação aplicadas ao contexto de computação móvel.

O LABD2M é coordenado atualmente pelos professores Lucas Vegi, Mauro Nacif e Marcus Vinícius. Para maiores informações sobre o laboratório clique no link abaixo:

www.labd2m.ufv.br

Departamento de Informática – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas