Times do CCP/DPI ficam em 1º e 2º lugares na Maratona de Programação Paralela (SBAC-PAD/WSCAD)

Uma das atividades incentivadas pelo Departamento de Informática aos alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação é a participação em competições científicas. Tais eventos são excelentes oportunidades para aprender de forma mais divertida e competitiva. Além disso, são frequentemente utilizados por grandes empresas para identificar talentos.

Desde 2006 o simpósio SBAC-PAD/WSCAD (eventos relacionados a Arquitetura de Computadores e Computação Paralela) organiza a Maratona de Programação Paralela, uma competição de programação de alto desempenho, na qual participam alunos de graduação e pós-graduação.

Nessa competição, são providos problemas e implementações sequenciais que os resolvem. O objetivo é reimplementar o código sequencial de modo a obter o maior desempenho possível. Mais especificamente, os competidores devem paralelizar o código com o objetivo de tirar proveito de processadores paralelos, GPUs e clusters de computadores com vários nodos e núcleos. Assim, se a solução de um problema gastava originalmente 10 segundos para processar uma entrada e o algoritmo desenvolvido pelo time resolver o mesmo problema em 2 segundos, o time é agraciado com 5 pontos.

Neste ano de 2020, o evento contou com 6 problemas e teve 52 participantes distribuídos em 16 times, incluindo times do Brasil, Peru, Estados Unidos e Suíça.

Dois times, compostos por alunos e egressos do curso de Ciência da Computação, participaram do evento e obtiveram excelentes resultados. O time “Os #pragmaticos” foi classificado em primeiro lugar. Tal time foi composto pelos alunos Marcelo Menezes (egresso), Matheus Aguilar e Rodrigo Chichorro, sendo que essa é a segunda vez consecutiva que eles são classificados em primeiro lugar nessa maratona.

Além disso, o time “In Thrust we trust”, composto pelos alunos Natan Garcias, Gabriel Felix e Bruno Coelho também foi premiado, sendo classificado em segundo lugar. Vale ressaltar que ambos os times obtiveram as pontuações impressionantes de, respectivamente, 4926 e 1939 pontos. Para dar uma maior dimensão do feito, o time que ficou em terceiro lugar obteve a pontuação de 423 pontos.

O projeto da Maratona de Programação Paralela é coordenado pelo prof. Salles Magalhães e envolve treinamentos em técnicas como programação eficiente em C++, algoritmos, OpenMP e Thrust.

Fonte: DPI/UFV